Se existe uma palavra de ordem para a sociedade em geral e para as organizações, essa palavra é segurança! O avanço da criminalidade no país, principalmente nas capitais, coloca a população e as empresas em estado de alerta, e todo investimento em segurança é visto neste cenário como um investimento para a proteção efetiva dos recursos humanos e materiais.

Só para se ter uma ideia da atual realidade, apenas até o mês de agosto de 2016, o Estado de São Paulo já registrou cinco grandes tentativas de roubos a transportadoras de valores e cargas. Os crimes aconteceram nas cidades de Santo André, Campinas, Santos e Ribeirão Preto, e resultaram em um prejuízo estimado de R$ 135 milhões.

O planejamento destes mega-assaltos mostra o nível de organização e armamento pesado dos criminosos. Segundo a ABTV (Associação Brasileira das Empresas de Transporte de Valores), este tipo de crime só poderia ser combatido com um controle mais eficiente das fronteiras brasileiras.

Além destas ações, outras atividades criminosas, como os assaltos realizados em plena luz do dia em condomínios e edifícios comerciais, os arrastões em escritórios e os roubos em estacionamentos, também ameaçam a população das grandes cidades do Brasil.

Para minimizar os riscos de exposição a estes tipos de crimes, todas as propriedades devem adotar tecnologias de controle de acesso. Essa é a maneira mais inteligente e eficiente para garantir a integridade física das pessoas, além de evitar prejuízos financeiros.

Por que controlar o acesso das pessoas?

Saber exatamente quem entra e quem sai dos ambientes é a maneira mais eficiente de garantir segurança, seja para trabalhadores, fornecedores, clientes, prestadores de serviços, moradores ou visitantes.

Controlar o acesso aos ambientes já é uma situação comum em diversos lugares, como prédios, universidades, colégios, empresas, estacionamentos, shoppings, etc. A tendência é que esse controle se torne cada vez mais rigoroso, com o uso de tecnologias modernas e inovadoras.

Os sistemas de controle de acesso são desenvolvidos para tornar os ambientes cada vez mais seguros. Não se trata de uma ferramenta que tenha o objetivo de segregar, mas sim de uma tecnologia com o potencial de proteger a vida e a propriedade.

Uma solução completa de controle de acesso conta com hardware eficaz, que inclui equipamentos como catracas e bloqueios, acesso com biometria, cartões magnéticos, tickets com códigos de barras, entre outros. Tudo isso aliado a um software de gerenciamento de acesso que, além de fazer o registro de movimentação das pessoas, também oferece inteligência, maximiza a captação de dados estratégicos sobre os visitantes e permite que a empresa tenha o perfil das pessoas que frequentam o local.

Com isso, é possível verificar, entre outras coisas, os horários de pico, a necessidade de ajuste do efetivo, os locais mais acessados e que necessitam de mais investimentos em segurança, etc. Com os dados que possibilitam estas análises, fica mais fácil otimizar a gestão de segurança de qualquer estabelecimento.

Saiba mais com a Dimep

Para controlar o acesso e aumentar a segurança, vale investir em um hardware eficiente e em um software de alta tecnologia para controle de acesso. O tipo de equipamento deverá ser definido de acordo com o perfil de cada empresa, condomínio ou estabelecimento.

Converse com a equipe da Dimep e conheça as principais ferramentas de controle de acesso da atualidade. Nós possuímos soluções completas e podemos ajudá-lo a escolher a melhor opção para a sua necessidade.