DIMEP no mundo Sinônimo de tradição e tecnologia, qualidade presente nas Américas, Europa e África
« VOLTAR


Linha do Tempo

Nesta seção do site DIMEP você vai literalmente fazer uma viagem pelo tempo.

Descubra os fatos mais importantes e as curiosidades da história dos relógios, e aproveite para conferir uma breve ficha técnica de alguns dos modelos que fazem parte do Museu do Relógio Prof. Dimas de Melo Pimenta


Passe o mouse sobre as datas para conferir as informações correspondentes.

1500 a.C

Inscrição funerária egípcia menciona uma clepsidra, construída para o rei Amenophis I.

430 a.C

Na Grécia, começa a ser usada a clepsidra.

260 a.C

 É instalado em Roma o primeiro quadrante solar.

158 a.C

Em Atenas é construída a “Torre dos Ventos”, com diversos quadrantes solares e uma clepsidra.

27 a.C

É erigido no Campo de Marte, em Roma, um obelisco com a função de Gnomon.

250

Era cristã. Surgem referências aos primeiros relógios de areia: as ampulhetas.

800

Carlos Magno recebe como presente, de Harum-Al-Rachid, um curioso relógio de água, com figuras móveis.

1510

Pedro Helein, de Nuremberg, inventa o relógio portátil.

1582

Galileu Galilei descobre o isocronismo das oscilações do pêndulo.

Início Séc. XVIII

Início Séc. XVIII

Procedência: Inglaterra

Particularidades: mecanismo de relógio fabricado pelo “clockmaker” Nicholas Massy

Século XVIII

Século XVIII

Procedência: Italiana

Particularidades: o relógio possui uma cúpula onde encontra-se gravado ao seu redor a indicação das horas.
Na base do relógio encontra-se o mecanismo de corda que faz girar a cúpula; uma haste colocada na parte frontal do relógio tem o papel de referência para a leitura da hora.
Nos períodos nocturnos existe a possibilidade de ser acesa uma lamparina dentro da cúpula e esta, na sua parte clara, fica iluminada.
 

1750

1750

Procedência: Inglesa

Particularidades: além de um magnífico mecanismo com escapamento de palhetas (Verge), seu mostrador possui caracteres turcos (na época, Império Otomano). Este relógio possui uma caixa principal, além de três outras que encaixam-se entre si.

1780

1780

Procedência: Suíça

Particularidades: mecanismo com escapamento de palhetas (Verge) e ‘Fuse’. O relógio possui na tampa traseira uma magnífica pintura em porcelana circundada por pequenos brilhantes.

1815

1815

Origem: Suíça

Particularidades: diminuto relógio feminino, na forma de uma maçã, que quando aberto revela o mostrador do relógio e um aro raiado, para dar corda no mecanismo.

1820

1820

Procedência: Alemã

Particularidades: relógio fabricado na região alemã da floresta negra, possuindo muitas de suas partes, inclusive do mecanismo, feitas em madeira. A forma do painel do mostrador era muito comum para a época, pois todos os fabricantes a utilizavam.
Podemos dizer que este foi o precursor do relógio cuco, pois foi o primeiro modelo que possuía o pássaro mecânico identificando a passagem das horas cheias. Inclusive, o cuco foi um relógio quase igual a este, porém com uma abertura abaixo do arco superior onde podia-se visualizar os movimentos do pássaro mecânico.

1830

Pela primeira vez um pêndulo é acionado pela eletricidade, graças aos trabalhos do físico Zamboni, de Verona.

1840

Alexandre Bain fabrica o primeiro relógio a pêndulo.

1850

1850

Procedência: Francesa

Particularidades: esse relógio se destaca pelo apurado trabalho e pela beleza de sua refinada caixa de porcelana.

XIX

XIX

Origem: Portugal

Particularidades: missal cuja capa, além de todo o trabalho artesanal, possui aplicado ao centro, um pequeno relógio de fabricação francesa da mesma época do referido missal.

XIX

XIX

Origem: Inglaterra

Particularidades: raro e curioso Cuco de Mesa.

1890

1890

Origem: França

Particularidades: este curioso relógio, reproduzindo a torre de um farol de sinalização, fornece na parte superior as informações de horário, pressão atmosférica e temperaturas em ºC e ºF.
A corda do mecanismo de giro da parte superior é dada por meio de um orifício apenas acessível quando se abre a diminuta porta do farol.

1897

1897

Origem: Estados Unidos

Particularidades: trata-se de um dos primeiros relógios de ponto. Neste modelo, a identificação do funcionário era feita por uma roda metálica com 150 furos numerados, colocada na frente da caixa do relógio.
A partir do centro desta roda metálica existe uma haste com um pino ligado a um sistema mecânico; o funcionário girava a haste até fazer coincidir o pino no furo com a sua identificação numérica.
Após esse procedimento, o funcionário calcava a extremidade da haste e dessa forma o seu registro de ponto era impresso, através de um mecanismo próprio, em uma folha de papel que envolvia um cilindro existente dentro da caixa do relógio.

1905

1905

Origem: Alemanha

Particularidades: interessante relógio cujo despertador funciona como uma caixa de música movida a corda, que aciona discos metálicos na forma de engrenagens, com pequenas saliências destinadas ao acionamento de uma determinada nota musical.
Esse modelo permitia que o usuário escolhesse a melodia para despertar através da fácil troca da engrenagem onde está programada a música.

1927/1930

1927/1930

Origem: Suiça

Particularidades: Relógio comemorativo da façanha do Comandante João Ribeiro de Barros e sua tripulação (Artur Cunha, Newton Braga e Vasco Cinquini). Em 1927, eles foram os primeiros a atravessar o Oceano Atlântico no avião bimotor "JAHU", que partiu de Gênova, na Itália, e teve como destino final a represa Billings em São Paulo, capital.

1936

Dimas de Melo Pimenta, como pioneiro, dá no Brasil os primeiros passos no campo da relojoaria elétrica. Pesquisando e criando, através dos anos, relógios de tecnologia inteiramente brasileira, chega com seus trabalhos à atual fábrica DIMEP.

1948

Pesquisas sobre relógios comandados por sinais de rádio são iniciadas no Brasil, por Dimas de Melo Pimenta.

1950

1950

Origem: Alemanha

Particularidades: Curioso relógio em que o mecanismo está montado no vaso e, através de um fio de aço que corre pelo caule, movimenta os ponteiros do mostrador, no centro da flor.

1959

A DIMEP comercializa seus primeiros relógios eletrônicos transistorizados.

1969

A DIMEP coloca o Brasil como a 6ª nação a produzir relógios a Quartzo.

1969

No Brasil, são postos no mercado os primeiros relógios a quartzo inteiramente brasileiros, Quartizion e Quartzo-Point, desenvolvidos e produzidos com “know-how” próprio, pela DIMEP.

1970

A DIMEP é a 1ª empresa do mundo a produzir um relógio de ponto a Quartzo.

1976

A DIMEP comemora seus 40 anos de atividades, iniciadas em 1936 por Dimas de Melo Pimenta, e começa a produção em larga escala do relógio de ponto “Quartzo-Point segunda geração”, que funciona um ano com três pilhas comuns de lanterna ou carregador eletrônico e bateria seca.

1981

É desenvolvido pela DIMEP, por meio da criação de mais um centro de pesquisa – o Laboratório LABCOMP – o relógio de ponto Computron, que, funcionando como um terminal inteligente de computador, permite, com uma impressora, a elaboração das folhas de pagamento.

1985

Lançamento do relógio Micropoint, relógio de ponto informatizado com leitor óptico para cartão de identificação com código de barra.

1991

Lançamento do Megapoint, relógio destinado à coleta de dados referentes à marcação de ponto, controle para acesso restrito e outros.

1995

Lançamento do relógio de ponto Micropoint. Desenvolvido para atender especificamente as pequenas e médias empresas, pode armazenar até 4800 registros de ponto, cuja marcação é feita por meio do código de barras inserido nos crachás dos usuários. Procedência: E.U.A.

1996

Falece em São Paulo, aos 78 anos de idade, o Professor Dimas de Melo Pimenta, que deixou para nosso país uma posição privilegiada no mercado mundial dos produtos de relógios comerciais e industriais.

2000

Lançamento do Relógio Biopoint com leitura biométrica, que ocorre pela mensuração de um traço físico único do indivíduo.

2000

Dimas de Melo Pimenta II, presidente da empresa, duplica seus laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, incluindo o desenvolvimento de software de ponto, acesso e todas as variações deste mercado, além de produtos futuros com a perspectiva do mercado mundial.

2006

A DIMEP completa 70 anos de atividade.

2006

A busca de precisão na medição do tempo não para por aí: o Brasil vem trabalhando em um projeto de construção do relógio mais preciso do mundo, que terá a precisão de um segundo, em 3 bilhões de anos. Isto está sendo feito no Laboratório de Óptica do Instituto de Física da USP, em São Carlos, interior Paulista.

Slider


CRD CENTRAL DE RELACIONAMENTO DIMEP

Visando a excelência no atendimento aos clientes, a DIMEP amplia sua Central de Relacionamento e melhora seu canal de contato e interação entre clientes e a DIMEP.

Vendas para São Paulo e Grande São Paulo
(11) 3646.4000
Vendas para demais regiões
0800.666.1000 MATRIZ Av. Mofarrej, 840, Vila Leopoldina - São Paulo - SP
  • Portaria No. 1510

    Conheça a posição da DIMEP

  • FAQ DIMEP

    Portaria 373/2011

  • Posicionamento DIMEP

    Portaria 373/2011

  • Relatório técnico

    Conheça como armazenar o ticket do Printpoint II

  • Encontre uma DIMEP

    Clique aqui e conheça todas as nossas unidades pelo Brasil

  • Certificação

    Sistema de Gestão da Qualidade.

  • Licitações

    Irá abrir um processo de licitação? Clique aqui.

  • MTE - Manual

    Informações úteis para o empregador

  • Todos pela Educação

    A Dimep apóia essa causa

  • Portaria No. 2686

    Portaria nº 2.686 de 28 de dezembro de 2011