Quem frequenta grandes shoppings centers, sobretudo em cidades muito movimentadas e com grande volume de carros, sabe como é chato ficar procurando por uma vaga no estacionamento.

O sistema de presença é uma solução de controle e automação para estacionamentos que promete diminuir o tempo de procura por vagas, além de organizar o fluxo de maneira prática e eficaz.

Existem diversos modelos de controle de presença para estacionamentos, sendo que o mais comum é aquele que incorpora ao projeto de sinalização painéis que indicam a quantidade de vagas em determinado andar e funciona em conjunto com luzes posicionadas sobre cada vaga.

Como funciona o sistema de presença para estacionamentos?

O sensor fica posicionado sobre cada vaga e, sempre que identifica que um carro preencheu o espaço, aciona uma luz vermelha que pode ser vista de longe pelos outros motoristas. Neste mesmo instante, uma vaga é “subtraída” dos painéis localizados nas entradas e acessos do estacionamento. Quando o veículo sai da vaga e ela fica vazia, por outro lado, o sensor aciona uma luz verde.

O motorista que está em busca de uma vaga, portanto, pode se orientar tanto pelos painéis como pelas luzes. Desse modo, fica fácil visualizar vagas disponíveis — sem a necessidade do motorista ir até o local para verificar se é possível estacionar em determinado lugar — e o local fica mais organizado e seguro.

Vale destacar que, além de reduzir o congestionamento, o sistema de presença em estacionamento reduz a necessidade de contratar profissionais para organizar o fluxo dentro do local e indicar o caminho aos motoristas. Trata-se de um equipamento que traz benefícios tanto para clientes como para a administração do estacionamento.