Obrigatório desde julho de 2015, o Sistema Autenticador e Transmissor (SAT) de Cupons Fiscais Eletrônicos é uma tecnologia que permite a transmissão e autenticação das informações fiscais de um estabelecimento comercial, documentando eletronicamente as operações. O dispositivo SAT deve substituir o antigo equipamento emissor de cupom fiscal (ECF) até o início de 2017 e, até lá, todas as empresas precisarão se adaptar ao sistema.

Para utilizar o SAT, é necessário que o estabelecimento tenha acesso à internet para que os cupons fiscais sejam emitidos e transmitidos para a Secretaria da Fazenda. Além disso, é necessário que a empresa possua um certificado digital que a associe ao SAT. Esta certificação pode ser adquirida diretamente com a Secretaria da Fazenda e permite que o cupom fiscal seja assinado eletronicamente, com a mesma validade jurídica de um reconhecimento de firma.

D-SAT

Desenvolvido com exclusividade pela DIMEP, o D-SAT é um equipamento composto por hardware e software moderno e seguro. O dispositivo atende a todas as regras determinadas pela Portaria CAT 147, que regulamenta a emissão de cupons fiscais eletrônicos por meio do SAT, suprindo todas as exigências de maneira prática e segura.

Além de confiável, o D-SAT oferece como vantagem a facilidade de aquisição e manutenção, possibilidade de trabalhar off-line, baixo custo de manutenção, alimentação via USB e presença de sensores de violação.