Instalar catracas para controle de acesso em universidades é fundamental para garantir a segurança e organização da instituição. Isso porque controlar o acesso de pessoas ao campus permite o controle de frequência dos alunos ao longo do ano letivo e ainda impede a entrada de pessoas estranhas.

No que diz respeito à segurança, a catraca assegura que apenas professores, funcionários e convidados especiais entrem no território da faculdade, evitando a presença de criminosos e vândalos. As catracas também são responsáveis por transmitir uma imagem positiva da universidade, que passa a ser vista como um ambiente seguro e preocupado com os alunos.

Na questão organizacional, o controle de acesso permite que a universidade autorize apenas a entrada de alunos que estão devidamente matriculados, bloqueando desistentes, intrusos e até alertando quem está com o pagamento atrasado.

Para que o sistema de controle de acesso de alunos funcione, é preciso que cada pessoa autorizada a entrar na instituição possua um cartão de identificação com seu nome, número de matrícula, foto e nome do curso. Todos esses dados devem ser previamente cadastrados em um sistema de dados interno, que identifica rapidamente o aluno e autoriza sua entrada por meio da leitura do cartão.