Catraca eletrônica ou mecânica, qual é a diferença?

Catracas de acesso são equipamentos essenciais para gerenciar o fluxo de entrada e saída de pedestres em portarias nos mais diversos ambientes, como, por exemplo: padarias, academias, condomínios, clubes, escolas e muitos outros. 

diferentes tipos de catraca porém, geralmente os proprietários de estabelecimentos se veem em dúvida entre optar por uma catraca eletrônica ou uma catraca mecânica. Mas qual é a diferença entre os dois tipos? Qual é mais vantajosa para cada tipo de negócio? A Dimep esclarece:

Qual é a diferença entre a catraca mecânica e a catraca eletrônica?

A diferença entre catraca mecânica e catraca eletrônica é basicamente sobre o tipo, a estrutura dos equipamentos de fato, ou seja, as catracas mecânicas são mais simples e mais manuais e dispensam o uso de cartão de acesso ou sistemas de cadastro. São, portanto, menos eficazes na gestão de acesso e exigem a presença humana de um colaborador para autorizar e controlar os fluxos de entradas e saídas. Essa configuração torna as catracas mecânicas indicadas apenas em locais de baixo fluxo de pessoas.  

Já as catracas eletrônicas são equipamentos mais modernos que, combinados com softwares de gerenciamento e controle, permitem a identificação e o registro de pessoas nas idas e vindas por meio de cartões de acesso, chaves magnéticas ou identificação por biometria digital ou facial. São mais seguras e eficazes no controle de acesso de fluxos mais intensos e não exigem uma presença humana, de um colaborador, necessariamente. Além disso, disponibilizam dados de entradas e saídas para gestão e segurança do fluxo. As catracas de controle de acesso eletrônico variam entre os modelos mais econômicos e os mais luxuosos e sofisticados. Você pode conferir cada modelo oferecido pela Dimep clicando aqui.

Conheça a linha completa de controle de acesso DIMEP

A DIMEP oferece soluções completas de acesso que garantem a segurança de empresas dos mais diversos segmentos. São catracas, bloqueios e softwares para o controle efetivo do fluxo de pessoas nos mais diferentes ambientes, assegurando que somente o público autorizado tenha acesso a determinados locais.

Quer saber mais sobre as soluções completas? Entre em contato conosco.