O informe de rendimentos é um documento que reúne informações referentes a todas as aplicações financeiras ocorridas entre uma fonte pagadora (empresa) e o beneficiário durante determinado ano de referência. Trata-se de um demonstrativo essencial para que o contribuinte preencha sua declaração do Imposto de Renda e, se necessário, justifique eventuais questionamentos por parte da Receita Federal.

Quem trabalha por meio do regime de contratação CLT normalmente já recebe um informe de rendimentos detalhado pela empresa, com o total dos rendimentos obtidos pelo trabalhador no ano e com o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) no mesmo período.

A empresa tem a obrigação de fornecer esse documento, respeitando um prazo estipulado pela Receita Federal. Caso ela deixe de entregar os informes, apresente números errados ou fora do prazo, a empresa paga uma multa que varia de acordo com o ano vigente e com a quantidade de funcionários contratados que foram prejudicados.

Vale lembrar que, para declarar o Imposto de Renda, o contribuinte também precisa receber os informes de rendimento bancários que, caso não sejam recebidas pelo correio, podem ser emitidos pelo internet banking.