O chamado “banco de horas” é um acordo de compensação no qual as horas excedentes trabalhadas em um dia podem ser utilizadas para reduzir a jornada de trabalho em outro dia. Trata-se de um sistema mais flexível para compensação de horas extras, mas que exige prévia autorização ou acordo coletivo.

A aplicação do banco de horas está na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que aponta também que a adoção deste recurso é uma decisão do empregador e faz parte de seu poder diretivo. Para o funcionário, este sistema traz como vantagem justamente a possibilidade de compensar as horas extras e aproveitar merecidas horas de descanso, enquanto as empresas economizam o valor que seria pago pelas horas extras.

Como controlar o banco de horas dos funcionários?

A plataforma Dimep Kairos é uma solução moderna, ágil e segura para realizar o controle de banco de horas dos funcionários. Com uma interface simples e intuitiva, o Kairos disponibiliza processos automatizados que otimizam a gestão de ponto eletrônico empresarial.

Uma vez que todos os dados são armazenados em nuvem, esta plataforma garante todos os benefícios de um sistema cloud, tais como: economia com os custos de infraestrutura, atualizações e melhorias constantes, backup diário e automático, possibilidade de acessar as informações a partir de qualquer local e segurança de dados.

Além do controle de banco de horas, a plataforma Kairos apresenta funcionalidades específicas para cadastro de justificativas de faltas e atrasos, relatório de processos, relatórios de estatísticas, gestão de banco de horas negativo e rotinas de tratamento individual. Outro diferencial do sistema é a possibilidade de optar entre pacotes personalizados para cada tipo e tamanho de empresa.