Hoje em dia, é fundamental contar com as principais estratégias e tecnologias para garantir a segurança e evitar roubos, furtos e invasões em residências, comércios ou qualquer outro ambiente onde a entrada de pessoas deve ser controlada. Entre as principais alternativas para inibir e evitar a presença de criminosos, o controle de acesso certamente é uma excelente solução.

O controle de acesso, muito utilizado em edifícios comerciais, é um sistema que permite a entrada apenas de pessoas previamente cadastradas ou mediante autorização de alguma pessoa responsável pelo imóvel.

Controles de acesso mais utilizados

Em geral, os controles de acesso mais utilizados são aqueles que utilizam cartões magnéticos e catracas para liberar ou barrar a entrada de pessoas. Este modelo é frequentemente encontrado em prédios comerciais, faculdades, academias de musculação, padarias e restaurantes.

Outro modelo bastante utilizado é o controle de acesso por torniquete. Trata-se de uma opção indicada para locais onde não há monitoramento no local, uma vez que a estrutura totalmente fechada da catraca torniquete impede qualquer passagem não autorizada. Este é um tipo de controle de acesso bastante eficaz para locais com grande fluxo de pessoas, como em eventos esportivos e shows ao ar livre.

Controle de acesso por biometria

O controle de acesso por biometria também vem crescendo no mercado. Seu funcionamento é semelhante ao equipamento que utiliza cartão: a digital da pessoa é previamente cadastrada no sistema, que fará a identificação da impressão digital sempre que ela precisar entrar no local. Trata-se de uma opção muito segura, uma vez que é praticamente impossível falsificar uma impressão digital.