Com índices de roubos, furtos e invasões cada vez mais altos, sobretudo em grandes cidades, o controle de portaria torna-se uma solução essencial e praticamente indispensável para quem se preocupa com a segurança em condomínios residenciais ou comerciais.

O controle de portaria pode ser realizado de diversas maneiras, sendo que a mais comum conta com um sistema de câmeras de segurança que filma as entradas do condomínio. Neste caso, um funcionário responsável por realizar o controle de acesso fica na parte interna da portaria, liberando ou barrando a entrada de pessoas mediante identificação. Este padrão ainda é muito comum no Brasil.

Controle de portaria à distância

A novidade da vez é o controle de portaria realizado à distância, ou seja, não é preciso contar com um funcionário no local para autorizar ou barrar a entrada de visitantes ou prestadores de serviço.

Neste caso, o monitoramento é realizado com ajuda de dispositivos conectados à internet, que enviam as imagens captadas pela câmera até uma central de comando em que um funcionário recebe a solicitação de acesso, entra em contato com o proprietário do imóvel e então autoriza, ou não, a passagem.

Entre as principais vantagens do controle de portaria à distância, a segurança certamente merece destaque. Isso porque, uma vez que não há pessoas na recepção, não há chances de os responsáveis pelo controle de acesso serem rendidos ou convencidos a liberar a passagem de indivíduos não autorizados. Além disso, o monitoramento à distância torna mais fácil acionar equipes táticas e a polícia em caso de alguma ocorrência ou comportamentos suspeitos.