Quem trabalha com transporte de cargas sabe como é importante investir em segurança — tanto para evitar grandes prejuízos financeiros quando a carga é roubada, como para proteger o caminhoneiro e evitar impactos na cadeia produtiva referente à mercadoria que está sendo transportada.

A principal dica para prevenir o roubo de caminhões é adotar um sistema de monitoramento e rastreamento de cargas, uma tecnologia que permite o acompanhamento de onde o produto está no momento e por onde ele já passou. Este serviço registra e analisa todo o trajeto percorrido, identificando ocorrências como diminuição de velocidade ou acelerações bruscas, bem como desvios no percurso.

Além disso, a tecnologia de rastreamento veicular permite a instalação de uma função de “pânico”, na qual o motorista pode alertar a central de comando sempre que se sentir ameaçado. Nesse caso, a central é capaz de bloquear o veículo à distância e até acionar um alerta sonoro e/ou visual.

Dicas para prevenir o roubo de caminhões

Além de apostar na tecnologia, algumas atitudes simples podem ser adotadas no dia a dia para prevenir o roubo de caminhões. Confira algumas dicas:

– Trafegue em vias de maior movimento, sempre que possível;

– Tente sempre viajar durante o dia e estacionar o veículo em locais de confiança e com segurança visível;

– Evite dar caronas a pessoas desconhecidas;

– Caso precise parar em uma região perigosa ou fora da área planejada, entre em contato imediatamente com a central de comando que está realizando o monitoramento do veículo;

– Evite dar informações sobre o tipo de mercadoria que está transportando, principalmente para desconhecidos e pessoas que você conhece na estrada;

– Ao parar em postos de serviços, dê preferência a locais iluminados e com infraestrutura adequada. Jamais durma no acostamento;

– Se perceber que está sendo seguido ou for abordado por assaltantes, nunca reaja ou tente fugir com o caminhão. Além de colocar sua segurança em risco, esta atitude pode ocasionar acidentes com outros motoristas.