Os benefícios previdenciários são quantias em dinheiro que a Previdência Social (programa de seguro público que oferece proteção contra diversos riscos econômicos, como desemprego ou doença) paga a seus beneficiários.
Para receber o pagamento do benefício, o beneficiário ou seu representante legal deve comparecer à agência bancária indicada pela Agência da Previdência Social em que o pagamento foi solicitado, portando um documento de identidade e a Carta de Concessão de Benefício — documento emitido pela própria Previdência Social.
O trabalhador brasileiro pode ter direito a diversas categoriais de benefícios previdenciários. São elas:
- Aposentadoria por idade (respeitando a nova lei da aposentadoria por idade);
- Aposentadoria por tempo de trabalho (respeitando a nova lei da aposentadoria);
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria especial;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão;
- Auxílio-acidente;
- Pensão por morte;
- Salário família;
- Salário maternidade.
Vale destacar que é sempre necessário comprovar, com documentos, as condições para receber o benefício. No caso de uma doença que impossibilite o desempenho da sua atividade profissional, por exemplo, o cidadão deve apresentar laudos médicos que atestem o problema de saúde para, assim, dar entrada no pedido de aposentadoria por invalidez.
Você pode consultar o que é preciso para dar entrada no benefício previdenciário, assim como outras informações, clicando aqui.