As empresas enfrentam desafios diários na gestão de produtividade, principalmente quando falamos de organizações com um número expressivo de funcionários. São várias as atividades que precisam ser realizadas com o intuito de garantir a eficiência no ambiente de trabalho, e uma dessas tarefas fica a cargo do setor de Recursos Humanos: acompanhar a frequência e a pontualidade da equipe.

Para evitar prejuízos financeiros e assegurar a qualidade dos processos de entrada e saída dos funcionários, nada é mais efetivo do que um relógio de ponto. Esse equipamento, além de contribuir para o controle das jornadas de trabalho das equipes, também garante informações relevantes, que servem de parâmetro para a tomada de decisões estratégicas, como mudanças no quadro de funcionários e otimizações gerais.

O que diz a legislação sobre relógios de ponto?

De acordo com a legislação brasileira, empresas que tenham um quadro de funcionários com mais de 10 pessoas são obrigadas a adotarem alguma ferramenta de controle para a jornada de trabalho. Antigamente, era comum encontrar nas empresas controles manuais, com anotações diárias que atrasavam os processos e causavam divergências. Contudo, hoje em dia, qualquer empresa pode investir em relógios de ponto eletrônicos, já que estes equipamentos apresentam preços muito mais acessíveis, além de serem extremamente mais eficientes e práticos.

Vantagens do relógio de ponto

São várias as vantagens do relógio de ponto para as organizações. Em primeiro lugar, essa tecnologia oferece controle total sobre a frequência dos funcionários, sem deixar brechas para fraudes de informações.

Essa característica aumenta a transparência e a credibilidade da empresa e melhora a relação com os profissionais, pois cada funcionário estará ciente de que receberá apenas pelas horas trabalhadas e que não terá abusos por parte da empresa em relação à carga horária.

Outro ponto extremamente positivo é que a empresa fica resguardada e consegue comprovar ao Ministério Trabalho que as jornadas profissionais estão em conformidade com as leis trabalhistas. Por fim, outro benefício que não pode ser deixado de lado é o fato de que os relógios de ponto evitam prejuízos financeiros, já que a empresa consegue otimizar a coleta de dados sobre a presença dos funcionários e lançar nas folhas de pagamentos apenas as horas realmente trabalhadas.

Soluções Dimep

Os relógios de ponto da Dimep são a solução ideal para a sua empresa. Entre em contato conosco e conheça o PrintPoint III, que atende aos requisitos da Portaria 595/13 do Inmetro e às exigências da Portaria 1.510/09 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).