O espelho de ponto é um documento que contém todas as informações de ponto referentes a determinado período de trabalho. Trata-se de um resumo da jornada de trabalho do funcionário, que deve ser emitido ao final de cada mês trabalhado, a fim de conferência por parte da empresa e do funcionário. Ambos devem assinar o documento, atestando a veracidade dos dados.
Diferença entre espelho de ponto manual e eletrônico
Espelho de ponto manual
De modo geral, existem duas maneiras de realizar a marcação manual de ponto: por meio de ponto cartográfico ou com a utilização do livro de ponto. Nos dois casos, os registros anotados ao longo do mês precisam ser conferidos por um funcionário do RH da empresa, que organiza manualmente o espelho de ponto de cada funcionário, verificando horas extras, faltas, abonos e outros detalhes.
Espelho de ponto eletrônico
No espelho de ponto eletrônico, o próprio Registrador Eletrônico de Ponto gera um relatório automático com todos os dados dos registros de ponto, já organizados. Se houver necessidade, o setor de Recursos Humanos terá apenas o trabalho de fazer ajustes pontuais — como inclusão de atestados médicos. Trata-se, portanto, de uma opção muito mais prática, especialmente para empresas com um quadro de funcionários muito grande.
A plataforma DIMEP Kairos é uma solução que traz ainda mais praticidade para a gestão de ponto eletrônico. Isso porque o sistema armazena todos os dados em nuvem, permitindo que a administração acesse as informações e emita o espelho de ponto a partir de qualquer localidade.