Embora a maioria das pessoas acredite que os setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal sejam sinônimos, essas duas áreas possuem funções muito diferentes dentro da administração empresarial.

A área de Recursos Humanos, popularmente chamada de RH, é responsável pela valorização dos funcionários e por gerenciar todas as esferas de relacionamento profissional. O setor de Departamento Pessoal, o famoso DP, administra questões mais burocráticas da relação entre funcionário e empresa, lidando com legislação trabalhista e eventuais relações sindicais.

Qual a importância do RH e do DP?

Entre as principais tarefas que fazem parte da rotina do setor Recursos Humanos, destaque para o recrutamento e seleção de profissionais, bem como o desenvolvimento de pessoas e adoção de medidas que favoreçam uma melhor relação entre todas as áreas da empresa. O setor de Departamento Pessoal, por sua vez, é responsável por realizar todos os trâmites referentes ao processo de contratação e pagamento de salários.

Quando essas duas áreas estão devidamente estruturadas e integradas, toda a empresa ganha. Isso porque os setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal garantem benefícios como:

– Funcionários trabalhando com maior tranquilidade, pois sabem que suas necessidades e compensações financeiras estão recebendo toda a atenção necessária;

– Questões corporativas esclarecidas para toda a equipe;

– Possibilidade de mensurar a produtividade, motivação e satisfação dos funcionários;

– Possíveis insatisfações e problemas podem ser facilmente identificados;

– Resolução de problemas de forma ágil.