48ª Retrospectiva do Museu do Relógio

Fruto do sonho e da dedicação de seu fundador, o Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta é o único do gênero na América Latina e existe desde 1950. Em sua 48ª Retrospectiva, o Museu expõe relógios de todas as partes do mundo, de várias épocas e lugares distintos.

O grande destaque desta retrospectiva é o Relógio Galileu Galilei. Diz a história, que Galileu Galilei, observando o movimento de oscilação de um lustre na Catedral de Pisa, descobre e aplica a lei do Pêndulo. A relojoaria recebe, então, uma das maiores contribuições, em termos de medição precisa.

Em 1640, Galileu Galilei, com 76 anos e já cego, dita a seu filho e a seu aluno, Viviani, todos os detalhes que permitiram desenhar o célebre Relógio de Galileu, já provido de um pêndulo e um escapamento livre.

A fabricação dos relógios de pêndulo começou em 1657 por obra de artesãos holandeses e teve rápida difusão. A partir do século XX, este instrumento foi superado em precisão pelo relógio a quartzo e depois pelo relógio atômico, mas continua até hoje a ser reconhecido pelo seu valor estético e artístico.

Convidamos você a conhecer o Relógio Galileu Galilei e muitas outras peças do acervo adquiridas ao longo de mais de 70 anos pelo Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta.

Venha nos Visitar!

Data: 12 a 15 de Novembro de 2021
Horário: das 10h às 17h
Local: DIMEP – Avenida Mofarrej, 840
Vila Leopoldina – São Paulo/SP

Entrada Gratuita.

Se preferir, agende uma visita: (11) 3646-4000

 


 

O Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta é o único do gênero na América Latina e existe desde 1950.

Contando com um acervo riquíssimo com raridades da relojoaria e itens de grande valor técnico e histórico, com certeza é uma viagem no tempo, repleta de conhecimentos interessantes.

Entre as cerca de 650 peças, destacam-se modelos curiosos, como o relógio “Despertador com Cafeteira”, uma tendência dos séculos XIX e XX e um dos itens mais queridos do acervo que tem um mecanismo como o café italiano, e prepara uma xícara da iguaria minutos antes do despertar. É justamente o peso da xícara cheia, que aciona a campainha; um relógio marcante do acervo é o alemão “Falante”, que tem como caráter inovador a existência de um fonógrafo com mídia em celuloide; outro destaque é o “Relógio Atômico”, que adota a técnica mais avançada em medição do tempo, cujo padrão de medida é a vibração de moléculas de Césio-133;  além claro, dos mais variados modelos e os belíssimos cucos.

A visitação, individual ou em grupos, pode ser feita por meio de agendamento prévio através do telefone (11) 3646-4000, sempre acompanhada por um historiador capacitado para fornecer detalhes sobre as peças e a história de cada uma delas.

 

 

 

Passeio Virtual

Além de ter dedicado a vida ao estudo e à pesquisa de relógios e sistemas, o professor Dimas de Melo Pimenta também foi um ávido colecionador. Aqui, você poderá conferir alguns dos principais destaques do Museu do Relógio, espaço dedicado à coleção completa do museu.

Caso queira conhecer todos os modelos, agende o seu horário e visite-nos pessoalmente um dia desses!

 

Clique na imagem abaixo e faça um passeio virtual pelo Museu!

 

 

 

 

Visite o Museu

Museu do Relógio Dimas de Melo Pimenta está aberto para visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Visitas em grupos serão guiadas com monitor especializado e devem ser agendadas previamente, com no mínimo 1 dia de antecedência, no telefone: (11) 3646-4000

– Entrada gratuita;
– Acesso para deficientes.

Localização

Av. Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina
CEP: 05311-000 – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3646-4000

Obs.: O museu não abre em feriados e finais de semana.

Livro de Visitas

Conte-nos como foi a sua experiência com a Dimep, ou agende a sua visita!