Solução para controle de carga horária em empresas que não possuem infraestrutura de rede ou informática adequada para receber relógios de ponto informatizado, o registro de ponto manual pode ser realizado de duas formas: por meio de ponto cartográfico ou pela utilização de livro de ponto.

Os registros de ponto anotados ao longo do mês são chamados de apontamento, que devem ser conferidos pelo setor administrativo da empresa a fim de verificar a existência de faltas, horas extras, abonos e outras particularidades na jornada de trabalho do funcionário. Ao final do mês, todos os dados do apontamento compõem o espelho de ponto — documento que resume a jornada de trabalho do funcionário em determinado período.

Como fazer apontamento de cartão manual?

Para fazer o apontamento do cartão manual, um funcionário da área administrativa/RH precisa conferir o cartão de ponto manual de cada colaborador, contabilizando as horas trabalhadas e observando as possíveis ocorrências. Em caso de faltas e atrasos, por exemplo, os descontos deverão ser calculados neste momento.

O apontamento de cartão manual deve conter os principais dados do funcionário: nome, horário contratual, cargo, horário estipulado de intervalo, entre outras informações relevantes. Importante ressaltar que qualquer rasura ou ausência de anotação (funcionário esquecer de registrar o ponto, por exemplo) deve ser esclarecida antes do envio das informações à folha de pagamento.