Para a Dimep, o tempo não para.

Presente há 85 anos no dia-a-dia da maioria das empresas do Brasil, a DIMEP é referência em tecnologia para controle de acesso e gestão de ponto e de jornada de trabalho no país, além de fornecer soluções completas para controle de estacionamento e automação comercial.

Desde sua criação, a empresa sempre esteve na vanguarda, investindo em inovação e garantindo segurança e gestão inteligente para as empresas. 

Fundada em 1936 por Dimas de Melo Pimenta, um português apaixonado por relógios, a companhia iniciou sua história com o desenvolvimento de relógios de ponto mecânicos. Próximo à Segunda Guerra Mundial, a importação de equipamentos foi interrompida e o próprio fundador começou a projetar, fabricar e vender seus relógios.   

Durante os anos, a DIMEP acompanhou os avanços tecnológicos. A partir de 1959 surgiram os primeiros relógios eletrônicos. No início da década de 1990 a companhia sentiu a necessidade de se reinventar, com o lançamento dos relógios de ponto informatizados e, rapidamente, os relógios mecânicos deram lugar a equipamentos mais modernos e ágeis. Chegando aos anos 2000, já sob a gestão de Dimas de Melo Pimenta II, Presidente da empresa, a DIMEP passou também a produzir softwares para controle de jornada de trabalho, controle de acesso, estacionamento, além dos hardwares para estes segmentos.

Desde 2018, com a chegada do CEO Rodrigo Dimas de Melo Pimenta, a empresa intensifica o investimento em tecnologia e a criação de soluções inovadoras, tendo como propósito atender às necessidades do mercado.

Em 2014, Dimas de Melo Pimenta II criou o sistema Kairos, que permitiu gerentes e supervisores de empresas contarem com a tecnologia oferecida pela DIMEP para fazer a gestão completa de jornada de seus colaboradores. De lá para cá, o Kairos passou por uma evolução significativa e hoje permite que esta gestão seja feita à distância, por meio de celular ou dispositivos portáteis.   

Em 2020, após o início da pandemia do coronavírus, a tecnologia da DIMEP garantiu que empresas prosseguissem com segurança suas atividades e ainda saiu mais consolidada num momento tão adverso. Dentre as mudanças implementadas estão o lançamento das soluções de acesso com tecnologia de última geração, que fazem o reconhecimento por meio de leitura facial, medição de temperatura corporal e detecção de uso de máscara, dispensando totalmente o toque e reduzindo os riscos de contágio e reinventando a forma como é feito o controle de acesso. Outras novidades foram o sistema de controle de jornada remota por meio da solução Kairos Mobile e Kairos Facial e o lançamento da linha de relógios de ponto com leitor facial e QR Code. 

A empresa está presente em todo o território nacional com mais de 75 pontos de atendimento e assistência técnica exclusiva, além de unidades em Portugal, Estados Unidos, África, México e demais países da América Latina.

Além de seus investimentos em tecnologia e as evoluções de seus produtos, a DIMEP também conta a história da evolução da tecnologia ao longo do tempo por meio do Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta. Criado na cidade de São Paulo, em 1975, o museu é o único do gênero na América Latina e reúne mais de 650 peças em seu acervo. As peças foram coletadas desde o início da empresa e ilustram para os visitantes que, assim como os ponteiros de um relógio, a DIMEP não para.

Linha do Tempo

Que tal fazer uma viagem pelo tempo? Descubra os fatos mais importantes e as curiosidades da história da DIMEP, e aproveite para conferir alguns dos modelos de relógios que hoje fazem parte do Museu do Relógio Prof. Dimas de Melo Pimenta.