Sigla para Global Positioning System (que pode ser traduzido para Sistema de Posicionamento Global), o GPS tornou-se parte fundamental da vida urbana. Com esta tecnologia a locomoção por lugares desconhecidos tornou-se muito mais simples, já que o mecanismo serve com mapa e guia em tempo real.

O GPS foi criado em 1978 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e, desde então, evoluiu bastante. De modo simplificado, a tecnologia atual funciona a partir de um aparelho que envia um sinal a satélites que orbitam o planeta, responsáveis por cruzar informações dos mapas das cidades e identificar a posição exata do objeto.

Para entender melhor como o cálculo do GPS é feito, é preciso recorrer à geometria: para calcular sua localização, o receptor calcula a distância entre ele e três satélites diferentes. A partir daí ele cria três círculos, e o ponto de junção desses círculos é justamente a posição exata do receptor.

Mas como o receptor sabe a distância entre ele e cada satélite? O aparelho é capaz de calcular o intervalo de tempo entre a emissão do sinal e a sua recepção. Como essa radiofrequência viaja na velocidade da luz, é possível determinar a distância entre o receptor e o satélite a partir desta informação.

Sistema de rastreamento veicular via GPS

Além de facilitar a navegação pelas vias, servindo como guia e mapa, a tecnologia de posicionamento global é muito eficiente para realizar o monitoramento, localização e rastreamento de veículos e cargas. Por aproveitar o sistema GPS, os sistemas de rastreamento são capazes de enviar informações sobre a movimentação e localização de automóveis, garantindo a segurança de frotas e carros particulares.