Além disso, ela facilita processos de tomada de decisão mais rápidos e conduz mais frequentemente à resolução eficiente de problemas.

5 práticas para melhorar a comunicação interna na sua empresa.

1. Comece com a equipe de liderança.

Todos querem colegas abertos e comunicativos, mas como você avaliaria suas habilidades de comunicação?

O papel como líder é estabelecer uma cultura de comunicação interna aberta no local de trabalho e definir um padrão de melhores práticas de comunicação interna dentro da sua empresa, é por isso que examinar a maneira como você se comunica é um ótimo ponto de partida.

Portanto, tenha em mente que melhorar a comunicação interna começa com você e que avaliar suas próprias habilidades de comunicação ajudará seus colegas a seguir seu exemplo.

2. Faça uma reunião de check-in com seus funcionários.

Uma ótima maneira de começar é planejando reuniões presenciais ou online a cada poucas semanas para discutir projetos, questões pessoais ou a organização.

Encoraje seus funcionários a compartilhar seus pensamentos e opiniões. Eles têm recomendações ou reclamações? O que eles pensam sobre a empresa e o trabalho dado a eles?

Se os membros da sua equipe souberem que você respeita e valoriza suas opiniões, você melhora a comunicação interna e verá melhorias na cultura da empresa também.

3. Saiba mais sobre seus funcionários.

Nenhuma pessoa é igual à outra e uma conversa significativa pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes.

Nada fará sua equipe se sentir mais valorizada e apreciada do que você entrar em contato pessoalmente para falar das necessidades deles. Pergunte a si mesmo, como seu pessoal gosta de se comunicar? Eles preferem conversar em seus smartphones, receber pesquisas e boletins informativos ou ter comunicação cara a cara?

4. Peça feedback sobre sua estratégia de comunicação interna.

Reúna feedback de colegas sobre como você e sua organização podem melhorar a comunicação no local de trabalho. Coletar essas informações não requer uma pesquisa formal, mas é uma boa ideia documentá-las em algum lugar.

Você pode usar esse feedback para desenvolver maneiras não convencionais de facilitar a comunicação.

5. Foque no engajamento dos seus funcionários.

Você pode ter a comunicação interna mais clara e perfeitamente elaborada que o mundo já viu, mas ainda é inútil se as pessoas nunca a seguirem. E quando os funcionários se desengajam, eles param de seguir as normas e boas práticas, comprometendo consequentemente a comunicação.