Isso pode ser um problema sério, pois uma equipe desengajada pode ter um efeito significativamente negativo na produtividade, no atendimento ao cliente e em outras áreas.

Existem várias maneiras de fazer sua equipe se sentir mais inspirada pelo trabalho, e muitas dessas táticas podem ser facilmente implementadas na sua operação.

Aqui estão 5 estratégias de engajamento.

1. Coletar feedback.

Convide os funcionários a compartilhar suas opiniões e preocupações por meio de pesquisas regulares e caixas de sugestões. Isso não só mostra que você valoriza suas contribuições, mas também fornece insights valiosos sobre como melhorar o ambiente de trabalho e as práticas de gestão.

2. Criar uma estratégia de apreciação.

O reconhecimento eficaz leva em conta as preferências individuais dos funcionários e o contexto de suas contribuições. Alguns funcionários podem preferir elogios privados, enquanto outros podem valorizar o reconhecimento público. Entender e respeitar essas diferenças pode amplificar o impacto do seu agradecimento.

Ofereça recompensas tangíveis que tenham valor real para os funcionários. Isso pode incluir bônus, presentes, oportunidades de desenvolvimento profissional (como inscrições em conferências ou cursos) ou melhorias no ambiente de trabalho (como um upgrade de equipamento).

3. Oferecer oportunidades de crescimento.

Funcionários que levam seu trabalho a sério não querem um emprego, eles querem uma carreira. Em outras palavras, eles querem expandir seu papel, assumir novas responsabilidades e subir na escada em sua carreira.

Se os funcionários souberem que seu trabalho árduo resultará em avanço na carreira, é mais provável que levem seu trabalho a sério e se envolvam mais.

4. Incentivar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.

Funcionários altamente engajados podem se tornar desengajados, e um culpado comum para isso é o esgotamento. O esgotamento é um assassino absoluto quando se trata de produtividade e, embora muitos funcionários apreciem um modelo de trabalho híbrido ou remoto, trabalhar em casa não torna sua equipe imune ao esgotamento.

Pois embora seja ótimo quando os funcionários vão além, trabalhar muitas horas quando os funcionários deveriam ter folga pode levar a um trabalho de qualidade inferior.

5. Seja transparente.

A confiança é essencial para um ambiente de trabalho saudável, pois um funcionário que se sente parte da empresa, acredita no seu empregador, sabe o que sua empresa está fazendo e entende por que certas decisões são tomadas.

Mantenha-os informados sobre os desenvolvimentos, desafios e sucessos da empresa, compartilhar informações sobre a situação financeira, estratégias futuras e decisões de gestão ajudam a construir confiança.