O cartão de ponto é uma maneira eficaz de controlar os horários de entrada e saída, almoço, faltas, horas extras trabalhadas e outros detalhes da jornada de trabalho. Este registro pode ser feito de maneira manual, eletrônica ou mecânica e é obrigatório para todas as empresas com mais de 10 funcionários.

Modelos mais comuns de cartão de ponto

Mesmo com a digitalização dos sistemas, muitas empresas ainda utilizam os métodos manuais para registrar a carga horária trabalhada pelos funcionários. Por isso, a assinatura em livros de ponto e a utilização do relógio de ponto cartográfico são modelos bastante comuns de registro de ponto.

O cartão de ponto biométrico, por sua vez, surgiu como uma solução mais eficaz, segura e rápida para funcionários e empregadores. Neste caso, todos os registros da equipe ficam armazenados digitalmente e são acionados a partir de uma senha eletrônica que envia imediatamente todas as informações a um computador.

Portanto, assim que o funcionário registra sua entrada no cartão de ponto biométrico, a administração da empresa já tem acesso à informação em tempo real. Este registro pode ser realizado por meio de uma senha de identificação do funcionário, cartão magnético ou pela impressão digital do trabalhador.

Vale ressaltar que, ao final de cada mês, o funcionário deve assinar o espelho do registro de ponto, confirmando que todas as marcações de presenças, faltas e horas extras estão corretas. É apenas com a assinatura do empregado e da empresa que as informações são validadas no Ministério do Trabalho.