Considerada um dos métodos mais seguros de identificação individual, a biometria realiza a medição biológica de determinada parte do corpo de uma pessoa — como os olhos, as impressões digitais, a voz ou as expressões faciais. Trata-se de um sistema amplamente utilizado para identificação criminal e no controle de acesso a ambientes restritos, dados e aparelhos, como os populares smartphones.

O celular com leitor biométrico já é uma realidade disponibilizada por diversas marcas responsáveis pela fabricação de smartphones de última geração. O iPhone 5S, por exemplo, conta com leitor de digitais que permite o desbloqueio do aparelho apenas com o dedo do proprietário. Desse modo, não é necessário digitar senhas para acessar aplicativos e outras funções. Batizado de “Touch ID”, o leitor biométrico fica no mesmo local do botão Home dos aparelhos da Apple.

Além do “Touch ID” da Apple, o modelo Motorola Atriz, de 2011, já apresentava a tecnologia biométrica como forma de liberar o acesso do usuário ao aparelho. Antes dele, o Lenovo P960 também já armazenava a impressão digital do proprietário em sua memória interna para o mesmo fim. Outro exemplo de smartphone com leitor biométrico é o LG eXpo, de 2009, que foi lançado com foco no mercado corporativo e contava com esta tecnologia de segurança.

A novidade da vez é que a empresa CrucialTec, da Coreia do Sul, anunciou que tem desenvolvido um novo sistema de leitura biométrica diretamente na tela do celular — sem utilização de botões, como nos celulares citados anteriormente. Até o momento, ainda não foi divulgada qualquer informação sobre qual marca contará com a novidade.