O Brasil é um país que transporta a maioria de seus produtos e riquezas pelas rodovias estaduais e federais. Devido às más condições das estradas e o alto índice de violência no país, torna-se fundamental que as transportadoras adotem sistemas de rastreamento e monitoramento de frotas e cargas para garantir a segurança dos produtos.

Rastreamento e monitoramento de cargas

O rastreamento de cargas é um sistema que tem a capacidade de registrar e analisar todas as ocorrências que aparecerem ao longo do trajeto percorrido pela carga, possibilitando a identificação de problemas e o levantamento de informações sobre o que pode ser feito para melhorar o cenário.

Um bom exemplo de como funciona o rastreamento de cargas são as compras online. Neste caso, o vendedor geralmente envia um código, pelo qual é possível ver onde o produto esteve. As informações do rastreamento não são obtidas em tempo real e, por isso, trata-se de uma estratégia de segurança indicada para quem lida com operações logísticas envolvendo rotas, distâncias, tempo previsto, combustível gasto e outros detalhes.

O monitoramento de cargas, este sim, permite o acompanhamento em tempo real das mercadorias que estão sendo transportadas. Ainda considerando o exemplo da encomenda, o monitoramento permite a verificação de todos os movimentos da mercadoria: o que aconteceu e o que está acontecendo com ela no momento. Em caso de problemas no percurso, é possível prever o tempo de atraso, a nova previsão de chegada e outros detalhes. Todos estes dados ficam registrados e compõem um histórico de transporte da carga, possibilitando alterações e novas estratégias de transporte no futuro.