O controle de acesso é o termo que usamos para definir a permissão da entrada e saída de pessoas em alguns ambientes. Equipamentos como catracas e cancelas, por exemplo, são instrumentos de controle de acesso.
A tecnologia empregada nessas ferramentas ajudou a aumentar seu nível de confiabilidade. Assim, as empresas alcançaram a segurança que precisavam em sua rotina. E um dos recursos utilizados para isso foi o reconhecimento facial. Ainda assim, muito se discute sobre a efetividade do reconhecimento facial no controle de acesso. Por isso, nesse artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas!
O que é reconhecimento facial?
Reconhecimento facial é uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial que identifica e verifica, por meio de dados, a identidade de uma pessoa pela imagem do seu rosto, seja em fotos, vídeos ou em captura em tempo real. Os celulares, por exemplo, usam a tecnologia há anos.
Como funciona o reconhecimento facial?
A tecnologia de reconhecimento identifica características únicas da face de cada usuário, como por exemplo, o formato do rosto, a distância entre os olhos, o espaço entre o nariz e a boca, entre outros pontos. São dezenas de aspectos possíveis de analisar.
Nem mesmo determinados acessórios são capazes de confundir na hora da identificação do usuário, como máscara, óculos e chapéu.
Sendo assim, o uso do reconhecimento facial para a liberação de acesso e controle é totalmente seguro. Ela pode oferecer até mesmo maior segurança do que as outras plataformas, uma vez que nunca será possível se passar por outra pessoa.
Quais são as vantagens do controle de acesso com reconhecimento facial?
São muitas as vantagens dos controladores de acesso com reconhecimento facial. Na DIMEP, desenvolvemos equipamentos para controle de acesso que trazem benefícios como:
- Segurança: o rosto humano tem muitos pontos de análise para identificação, o que permite um alto nível de precisão e confiabilidade da tecnologia, assim, é impossível enganar o sistema;
- Agilidade: o reconhecimento da face é feito em até 1 segundo, o que torna o processo de entrada e saída dos ambientes muito mais rápido;
- Evita contaminações: com o reconhecimento facial, não é preciso encostar no aparelho o que praticamente zera qualquer tipo de contaminação por contato.
Conheça a linha completa para controle acesso com reconhecimento facial DIMEP
Catraca Compact Gate
Com design moderno e sofisticado, a Compact Gate possui dimensões que se ajustam a todos os locais, mesmo aqueles com pouco espaço. Ela possui um campo de visão de até 2 metros que possibilita um rápido e preciso reconhecimento facial. Além disso, conta com detecção de temperatura e identificação do uso de máscara. Ideal para prédios comerciais, indústrias e muitos outros estabelecimentos.
Mas outros modelos também estão disponíveis. Veja no vídeo:
DMP Access II – gestão inteligente do controle de acesso
Para complementar os equipamentos, desenvolvemos o DMP Access II, um software de gestão que permite o controle de fluxo de pessoas com cadastro, captura de foto e documento dos visitantes, assegurando que somente o público autorizado tenha acesso aos lugares. Dessa forma, garantimos um nível ainda maior de confiabilidade dos equipamentos de controle de acesso com reconhecimento facial. Veja alguns recursos:
- Relatórios personalizados;
- Ferramenta de localização em tempo real;
- Parametrização de regras específicas;
- Limitação da quantidade de pessoas em uma determinada área;
- Visitas pré-agendadas e controle por intervalo de data.
O sistema conta com versão web e aplicativo para celular. Assim, você conseguirá fazer o controle de acesso com muita praticidade. Se interessou?
Então, entre em contato conosco agora mesmo!