Os processos de recrutamento e seleção são responsáveis por identificar os profissionais que possuem as competências e o perfil que melhor atendem às necessidades de determinado cargo a ser ocupado e que correspondem aos valores pregados pela empresa contratante. Embora muitas pessoas confundam esses dois métodos, recrutamento e seleção são dois conceitos muito diferentes. Entenda melhor a seguir.

Diferença entre recrutamento e seleção de pessoas
O recrutamento consiste na aplicação de um conjunto de técnicas e procedimentos que visam atrair a atenção de candidatos potencialmente qualificados. O método mais comum e popular de recrutamento é a divulgação de um e-mail para receber currículos interessados em uma vaga de emprego específica.

A seleção, por sua vez, possui um objetivo mais definido e fechado, que é a contratação de um profissional para um cargo que está disponível. Trata-se de uma etapa posterior ao recrutamento: após atrair diversos candidatos, é iniciada a seleção que irá escolher os candidatos mais adequados para a empresa.

Como aplicar o recrutamento e a seleção em uma empresa?
Existem várias maneiras de realizar o recrutamento e a seleção de pessoas para preencher as vagas oferecidas por uma empresa. Na fase de recrutamento, uma boa solução é criar um e-mail específico para recebimento de currículos dos interessados. Desse modo, é mais fácil organizar as candidaturas recebidas e filtrar quem tem o perfil para a vaga.

Na etapa da seleção, a empresa precisa definir os métodos que serão utilizados para identificar e escolher o candidato perfeito para o cargo. Dinâmicas entre os pré-selecionados são uma das técnicas mais utilizadas, já que elas permitem observar aptidões que vão além da descrição apresentada em um currículo — como capacidade de reação em momentos de dificuldade, capacidade de trabalhar em equipe, velocidade para resolução de problemas, entre outros detalhes.