A CLT estipula regras claras sobre o controle de ponto, enfatizando a necessidade de documentar de forma fidedigna a jornada laboral.

Isso se torna ainda mais crítico em cenários onde o trabalho remoto e as jornadas flexíveis se tornam comuns, exigindo soluções tecnológicas avançadas para o controle de ponto.
Conheça os principais indicadores do controle de ponto, o que cada um deles revela sobre a dinâmica de trabalho e qual o software de registro de ponto que leva todos esses indicadores em consideração.

1. Pontualidade:

A pontualidade é o indicador que mede a consistência com que os colaboradores iniciam suas jornadas de trabalho no horário estipulado. Altos níveis de pontualidade sugerem uma equipe comprometida e alinhada com os valores da empresa, enquanto a pontualidade baixa pode indicar problemas de motivação ou falhas na comunicação das expectativas de trabalho.

2. Absenteísmo:

Este indicador revela o número de vezes que os colaboradores faltam ao trabalho. Uma alta no número de faltas pode ser um sinal de problemas maiores, como insatisfação no trabalho, problemas de saúde ou desafios pessoais, necessitando de uma investigação mais aprofundada.

3. Horas extras:

As horas extras medem o tempo trabalhado além da jornada regular. Enquanto algumas horas extras podem indicar um alto engajamento e dedicação à empresa, um volume excessivo pode sinalizar sobrecarga de trabalho e estresse, o que pode afetar a saúde e a produtividade a longo prazo.

4. Conformidade com a jornada de trabalho:

Avalia o quanto a jornada de trabalho planejada é seguida pelos colaboradores. A alta conformidade sugere uma boa gestão de tempo, enquanto baixa conformidade pode indicar problemas na alocação de tarefas ou na definição de prioridades.

5. Tempo médio de pausa:

O tempo médio de pausa ajuda a entender como os colaboradores estão distribuindo as pausas ao longo do dia. Pausas adequadas são essenciais para manter a produtividade e o bem-estar, mas excessos podem apontar para desorganização ou desmotivação.

6. Horas trabalhadas por projeto ou tarefa:

Fornece uma visão detalhada do tempo dedicado a projetos ou tarefas específicas, permitindo uma análise da eficiência e do alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa.

7. Assiduidade:

A assiduidade mede a presença regular dos colaboradores no trabalho. Alta assiduidade indica comprometimento, enquanto baixa assiduidade pode exigir a revisão de políticas de RH ou ações motivacionais.

8. Aderência a escalas de trabalho:

A aderência às escalas de trabalho é importante em ambientes que operam em múltiplos turnos ou que exigem cobertura constante. Este indicador ajuda a identificar desvios e a otimizar a alocação de recursos.

9. Atrasos e saídas antecipadas:

Medindo a frequência de atrasos na chegada e saídas antes do horário, este indicador pode apontar para problemas no deslocamento, desorganização pessoal ou insatisfação com o trabalho.

10. Tempo de registro de ponto:

O tempo gasto para registrar o ponto pode indicar a eficiência do sistema de controle de ponto utilizado. Sistemas demorados ou complicados podem gerar frustração e perda de tempo produtivo.

11. Compliance com regulamentações trabalhistas:

Assegura que a empresa está em conformidade com as leis e regulamentações trabalhistas, evitando penalidades e assegurando um ambiente de trabalho justo e legal.

O sistema de ponto ideal para a sua empresa.

Diante disso, as empresas precisam adotar sistemas de marcação de ponto que não apenas atendam às exigências legais, mas que também ofereçam flexibilidade, precisão e facilidade de uso.

Para empresas em busca de uma solução que atenda a todas essas demandas de forma eficaz, o Kairos surge como uma das melhores alternativas. Desenvolvido pela DIMEP, ele possibilita o registro da jornada de trabalho, horas extras, ausências e muito mais de forma prática e segura.

Com o Kairos, mais de 23 mil empresas já experimentaram uma transformação no gerenciamento de ponto, evidenciando a eficácia da ferramenta na otimização da gestão de tempo.
Saiba mais sobre o Kairos clicando aqui.