Lançado em 2008 e implantado em todo o país desde 2015, a Carteira de Trabalho Digital é um novo sistema que promete modernizar um dos documentos mais importantes para os brasileiros: a carteira de trabalho e emprego.

Com a digitalização da carteira de trabalho, a emissão do documento é agilizada (a proposta é reduzir o tempo de emissão do registro para pouco mais de 20 minutos) e os processos trabalhistas ficam mais simplificados. A ideia é evitar casos de atrasos na entrega da carteira e de problemas em contratações devido a essa espera. Por enquanto, a antiga carteira de trabalho continua sendo válida e quem a utiliza não precisa trocar pelo novo modelo.

As informações do trabalhador ficam armazenadas em um banco de dados nacional, o que facilita as consultas ao FGTS, contagem de tempo de serviço e histórico de trabalho. No modelo antigo, se alguém perdesse a carteira de trabalho, precisaria procurar as empresas em que já trabalhou para comprovar os vínculos. Agora, basta acessar o registro online e recuperar os dados.

Esse processo também facilita a gestão de pessoas nas empresas, já que os registros de trabalho podem ser feitos online, deixando a documentação sempre em dia. Outra vantagem do modelo online é a redução do risco de fraudes no Seguro Desemprego, Fundo de Garantia e outros benefícios trabalhistas, já que as informações podem ser facilmente checadas e atualizadas.

A nova carteira também é mais segura, já que é impressa em papel moeda, tem foto e assinatura digitalizadas, além de dados pessoais impressos no momento da emissão. Antes, todas as informações eram preenchidas à mão.