Garantir a segurança dos colaboradores deve ser uma das prioridades de qualquer empresa. Em atividades profissionais que oferecem risco, como trabalhos em altura ou contato com produtos químicos, o cuidado com a saúde e segurança se torna ainda mais importante. Nesses ambientes, é fundamental contar com equipamentos de proteção individual (EPIs) para proteger os funcionários durante a jornada de trabalho.

O EPI é um dispositivo de uso individual que protege o usuário dos riscos capazes de ameaçar sua segurança ou saúde. É justamente pelo uso do EPI que um trabalhador da construção civil, por exemplo, se protege contra a queda de objetos perigosos, perfurações nos braços, torções nos pés, inalação de substâncias químicas, emissão de fagulhas nos olhos, entre várias outras situações de risco. Somente neste exemplo podemos identificar a importância de vários EPIs: capacete, luvas, botas e óculos de segurança.

Tipos mais comuns de EPI

Diferentes atividades profissionais apresentam diferentes características e, obviamente, oferecem diferentes riscos ao trabalhador. Os tipos de acidente que podem ocorrer dentro de uma obra, por exemplo, são bem diferentes dos que podem acontecer em um laboratório de produtos químicos.

Por conta disso, é fundamental conhecer todos os riscos que determinado local de trabalho oferece, de modo a empresa possua os equipamentos de proteção mais adequados para proteger o trabalhador dentro daquele ambiente e durante a execução de um trabalho específico.

EPI: obrigações da empresa e do funcionário

A empresa contratante tem a responsabilidade de fornecer todos os EPIs necessários para que os funcionários executem suas tarefas com segurança e saúde. Esta obrigatoriedade está descrita dentro da Norma Regulamentora 6 — NR6, que define que “a empresa deve fornecer os EPIs sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes de trabalho ou doenças profissionais e do trabalho”.

O funcionário, por sua vez, tem a obrigação de utilizar os EPIs corretamente, sempre conforme for orientado pela empresa. Além disso, ele deve zelar pela conservação do equipamento, sempre devolvendo o dispositivo ao setor responsável no final do expediente.