Sempre que compramos um produto, independentemente de sua função ou valor, prezamos pela qualidade. Mas como ter certeza de que determinado item realmente apresenta todas as características indicadas na embalagem e que ele atenderá nossas expectativas no que diz respeito à função e alto nível? É justamente para responder questões assim que existe o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia — Inmetro.

O Inmetro é o órgão federal responsável por informar à sociedade sobre os detalhes referentes aos diversos produtos disponíveis no mercado. A presença do selo do Inmetro atesta que o produto foi fabricado de forma a respeitar e atender aos requisitos de uma norma ou regulamento técnico. Para isso, o órgão realiza diversas medições nos produtos, testando sua capacidade de segurança e outros detalhes considerados importantes para o consumidor.

O principal objetivo do selo Inmetro é promover maior clareza na relação entre empresa e consumidor, estimulando o aprimoramento dos produtos e a concorrência sadia no mercado brasileiro. Vale a pena ressaltar que o selo do Inmetro atesta apenas que o produto está de acordo com as normas de sua categoria, e não garante que um produto seja bom ou adequado para determinada função.

Relógio de ponto homologado pelo Inmetro

A portaria número 595/13 do Inmetro estabelece diversos requisitos de segurança obrigatórios para todos os Registradores de Ponto Eletrônico (REP). Entre as especificações técnicas exigidas, destaque para critérios de segurança e criptografia de memória dos registros efetuados, além de incorporação de assinatura digital nas marcações.

Para atender às exigências do Inmetro, a DIMEP lançou o PrintPoint III, que cumpre todos os requisitos da Portaria e ainda oferece melhorias no que diz respeito à capacidade de armazenamento de registros e velocidade de impressão de comprovantes.