Utilizado em diversas situações, o Smart Card é uma tecnologia que armazena uma grande variedade de dados, permitindo a realização de ações como o pagamento de uma passagem de ônibus, validação da entrada de um funcionário na empresa ou a liberação de uma fechadura de segurança em um quarto de hotel ou local de acesso restrito.

Para que serve o Smart Card?

O Smart Card pode ser utilizado em diversas situações. Quem utiliza transporte público tem bastante contato com o dispositivo de “cartão inteligente”, que substitui o passe de papel e até o dinheiro em espécie. Neste caso, a tecnologia permite que o usuário carregue o Smart Card com uma determinada quantia em dinheiro para utilização posterior. Desse modo, ele não precisa carregar dinheiro para pagar a passagem todos os dias e nem pegar filas para comprar passagem de metrô.

O Smart Card também é frequentemente utilizado como chave em fechaduras eletrônicas para portas de hotéis: quando o cliente faz o check-in para se hospedar, ele recebe um cartão que destranca a porta do seu quarto. O cartão armazena informações essenciais — como nome do cliente, período de hospedagem, número do quarto e horários de entrada e saída —, garantindo maior segurança e praticidade ao hóspede e à administração do hotel.

Em empresas, o Smart Card funciona como cartão de ponto para registrar os horários de entrada e saída, bem como tempo de almoço, horas extras, faltas e atrasos. A lógica é a mesma de se utilizar um Smart Card para abrir uma porta em um quarto de hotel ou pagar a passagem de ônibus: as informações armazenadas permitem que o funcionário registre seu ponto de maneira rápida e protegida.

Vantagens do Smart Card

As principais vantagens oferecidas pelo Smart Card estão relacionadas à segurança e praticidade. Isso porque o cartão inteligente armazena as informações de maneira protegida, além de ser um objeto muito fácil de guardar, carregar e armazenar. Nos exemplos acima, o Smart Card garante que o usuário não precise comprar passagem de ônibus todos os dias, nem carregar dinheiro por aí, ficar atento às chaves do quarto do hotel durante uma viagem.