O relógio de ponto é um equipamento que registra os horários de entrada e saída dos funcionários de uma empresa, de modo a controlar a jornada de trabalho de cada profissional. Este tipo de controle é obrigatório para todas as organizações com 10 ou mais empregados e pode ser feito de maneira eletrônica, mecânica ou manual.

Para empresas que optam pelo registro da carga horária com relógio de ponto manual, a instalação de uma chapeira para cartão de ponto pode ser necessária. A chapeira é um dispositivo que armazena o cartão de ponto, conferindo organização e minimizando as chances de que o mesmo seja perdido.

Em geral, a chapeira para cartão de ponto apresenta estrutura fabricada em chapa de aço, com um design funcional de abas. Cada aba deve ser reservada para um funcionário que, por sua vez, sempre deve tomar o cuidado de guardar seu cartão de ponto no lugar correto.

A chapeira para cartão de ponto normalmente fica instalada ao lado do relógio de ponto, justamente para facilitar o manuseio por parte dos funcionários e evitar atrasos na rotina produtiva.