Definida como o estudo das características físicas ou comportamentais dos seres vivos, a biometria é uma eficiente maneira de identificar pessoas de maneira individual e precisa. A chamada biometria digital é uma tecnologia que utiliza um scanner para obter a impressão digital de uma pessoa, cadastrando-a em um banco de dados.

Esses dados biométricos podem ser utilizados em sistemas de segurança e controle de acesso. Nesses casos, basta que a pessoa forneça sua digital sempre que precisar acessar determinada área ou arquivo: se sua identificação estiver devidamente cadastrada e autorizada, o acesso é liberado. Simples, não é?

Esse sistema oferece como principais benefícios:

– Segurança e controle do fluxo de pessoas;

– Agilidade na identificação biométrica;

– Alta confiabilidade;

– Baixo custo, principalmente em comparação a outros tipos de sistema biométrico — como reconhecimento de retina e íris.

Onde a biometria digital é utilizada?

De bancos a academias, a biometria digital permite o controle de acesso seguro em diversas áreas que demandam segurança para funcionários, clientes, patrimônio ou dados. Em empresas grandes, esta é uma importante medida de proteção para áreas restritas e informações sigilosas, por exemplo.