A realização de avaliações periódicas é uma medida fundamental para que as empresas tenham uma visão clara de sua real situação no mercado e identifiquem aspectos como pontos fracos, oportunidades de crescimento interno, ameaças, entre outras variáveis importantes para o negócio. Neste cenário, os modelos de avaliação de desempenho 360° e 180° se destacam.

Na avaliação de desempenho 180° os funcionários são avaliados por seus superiores com o objetivo de aprimorar a gestão estratégica de talentos. Para isso, os gestores recolhem informações e dados que permitam avaliar os membros da equipe com base nos resultados apresentados em determinado período. Esta estratégia permite escolher os melhores caminhos e métodos de orientar os colaboradores, estabelecendo metas e objetivos concretos.

A avalição de desempenho 360°, por sua vez, é mais funcional e permite que o funcionário também avalie seus superiores, os colegas de trabalho e até mesmo clientes da empresa. Trata-se de uma avaliação mais completa, que possibilita maior compreensão de todas as etapas do trabalho.

Avaliações de desempenho 360° e 180°: quais as vantagens?

A realização das avaliações de desempenho 360° e 180° permite um entendimento profundo e quase infalível de todos os setores da empresa e métodos de trabalho. Com isso, é possível estabelecer as metas e objetivos empresariais dentro de um cenário que considera as responsabilidades e qualidades.

Em momentos de incerteza da economia ou de concorrência acirrada no mercado, realizar as avaliações de desempenho 360° e 180° é uma estratégia fundamental para qualquer empresa, independentemente do seu segmento de atuação. Em geral, empresas que não têm o hábito de fazer avaliações internas acabam sendo superadas por aquelas que investem constantemente em análises e processos que buscam a melhoria contínua.

As avaliações de desempenho 360° e 180° também servem para que a empresa revise seus custos em relação aos clientes e funcionários. Isso porque essas duas ferramentas esclarecem aspectos sobre o relacionamento entre as pessoas, disposição da equipe, comprometimento e outros detalhes que influenciam na produtividade. Em relação aos clientes, as avaliações permitem maior entendimento sobre o que está sendo realizado e traz resultados efetivos para a organização.