Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, um carro é roubado a cada três minutos no Brasil. Em meio a esse elevado índice de roubos, serviços de segurança veicular como o bloqueador, rastreador e localizador de veículos têm ganhado cada vez mais espaço entre proprietários e empresas que trabalham com gestão de frotas.

Estes sistemas podem ser complementares e utilizados em conjunto com o seguro do carro. Conheça a seguir as principais diferenças entre eles.

Diferenças entre bloqueador, rastreador e localizador veicular

Rastreador

O rastreador de veículos é um item de segurança automotiva que funciona via satélite e é muito eficaz em caso de roubos ou furtos. Instalado de forma discreta no carro, ele serve para monitorar e indicar a localização exata do carro, com informações precisas e em tempo real, possibilitando que o veículo seja recuperado rapidamente. Existem serviços nos quais o próprio dono do veículo pode fazer o rastreamento, e outros que são geridos por uma central de comando composta por profissionais treinados para fazer esse monitoramento.

Localizador

O localizador fornece apenas a posição do veículo em tempo real, sem oferecer um histórico de todos os locais por onde ele esteve e sem oferecer um serviço de monitoramento.

Bloqueador

O bloqueador é um mecanismo capaz de parar o funcionamento do motor do veículo, fazendo com que o carro pare onde está. O ideal, portanto, é aliar o uso de um bloqueador ao rastreador para que seja possível bloqueá-lo e recuperá-lo rapidamente em caso de roubos.

Há, ainda, modelos que acionam dispositivos de som que informam que o automóvel está sendo roubado, possibilitando uma ação mais rápida da polícia. Assim como no caso do rastreador, há equipes especializadas que fazem o serviço, analisando o momento mais adequado para o bloqueio do carro.