Ao garantir o cumprimento dessas normas, você não apenas protege sua empresa contra possíveis litígios, mas também promove um ambiente de trabalho justo e respeitoso, fundamentado nos direitos e deveres tanto de empregadores quanto de empregados.

Pensando nisso, reunimos as 15 perguntas e respostas sobre as principais leis trabalhistas.

1. O que engloba a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ?

  • A CLT é um conjunto abrangente de normas que regulamentam as relações de trabalho no Brasil, estabelecendo direitos e deveres para empregadores e empregados. Sua importância reside na criação de um ambiente de trabalho justo, promovendo a segurança jurídica e equidade nas relações trabalhistas. Abrange desde a contratação, jornada de trabalho, remuneração, até as condições para rescisão contratual.

2. Como deve ser feito o registro de empregados corretamente?

  • O registro de empregados deve ser realizado antes do início de suas atividades, com todas as informações essenciais anotadas na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e reportadas ao eSocial. Isso inclui dados pessoais, data de admissão, remuneração e função, assegurando transparência e conformidade legal.

3. Qual é a jornada de trabalho estipulada pela CLT e suas exceções?

  • A CLT define uma jornada padrão de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Entretanto, existem exceções como jornadas especiais para certas categorias profissionais e a possibilidade de extensão mediante acordo de horas extras, que devem ser compensadas financeiramente ou por meio de banco de horas.

4. Quais foram os principais impactos da Reforma Trabalhista de 2017?

  • A Reforma Trabalhista introduziu mudanças significativas, como maior flexibilidade na negociação de jornadas de trabalho, a formalização do teletrabalho, alterações nas regras de contratação e a possibilidade de acordos individuais que prevaleçam sobre a legislação, desde que não infrinjam direitos inalienáveis dos trabalhadores.

5. Quais direitos são assegurados aos empregados pela legislação trabalhista?

  • Os empregados têm garantias como recebimento de salário mínimo, jornada de trabalho regulamentada, férias remuneradas com adicional de 1/3, 13º salário, FGTS, seguro-desemprego, além de proteção contra demissão arbitrária, entre outros direitos fundamentais.

6. Como são regulamentadas as férias segundo a CLT?

  • As férias são um direito assegurado aos empregados após 12 meses de serviço, com duração de 30 dias. Podem ser fracionadas em até três períodos, mediante acordo entre empregado e empregador, e devem ser pagas com acréscimo de um terço sobre o salário normal.

7. Qual a forma correta de calcular e pagar o 13º salário?

  • O 13º salário deve ser calculado com base na remuneração integral do empregado ou na média das variáveis, proporcional aos meses de serviço prestados ao longo do ano. É pago em duas parcelas, a primeira entre fevereiro e novembro e a segunda até 20 de dezembro.

8. Como devem ser tratadas as horas extras?

  • As horas trabalhadas além da jornada normal devem ser compensadas com um adicional de no mínimo 50% sobre o valor da hora regular, ou por meio de acordo de banco de horas, onde as horas extras podem ser compensadas com folgas, dentro de um período estabelecido.

9. O que é FGTS e como ele funciona?

  • O FGTS é uma proteção financeira para o empregado em caso de demissão sem justa causa, constituído por depósitos mensais realizados pelo empregador, equivalentes a 8% do salário do empregado. O fundo também pode ser utilizado em situações específicas, como aquisição da casa própria.

10. Qual a importância e como aplicar o aviso prévio?

  • O aviso prévio é uma notificação de rescisão do contrato de trabalho, que deve ser concedido com antecedência mínima de 30 dias. Ele pode ser indenizado ou trabalhado, e sua aplicação correta evita penalidades e garante a transição adequada para ambas as partes.

11. Quais particularidades envolvem o empregado doméstico?

  • Os empregados domésticos têm direitos específicos regulamentados pela Lei Complementar Nº 150/2015, que incluem jornada de trabalho, FGTS obrigatório, seguro-desemprego, entre outros, garantindo proteção e igualdade em relação aos demais trabalhadores.

12. Como funcionam as convenções e acordos coletivos no âmbito trabalhista?

  • Convenções e acordos coletivos são negociações entre sindicatos de empregados e empregadores que estabelecem condições de trabalho específicas para uma categoria ou empresa, podendo ajustar direitos e deveres além do estabelecido pela legislação, respeitando sempre os limites legais.

13. Existem diferenças nas leis trabalhistas para o trabalhador rural?

  • Embora os direitos básicos sejam semelhantes, o trabalhador rural possui regulamentações específicas que consideram as particularidades do trabalho no campo, como sazonalidade e tipos de contrato, regidos pela Lei Nº 5.889/1973.

14. Como o teletrabalho é abordado na legislação?

  • O teletrabalho é caracterizado pela prestação de serviços predominantemente fora das dependências do empregador, com regras específicas para controle de jornada, ergonomia e reembolso de despesas.

15. Qual o papel do eSocial na conformidade com as leis trabalhistas?

  • O eSocial é uma plataforma que unifica o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, simplificando processos e assegurando maior eficiência e transparência no cumprimento das obrigações legais por parte das empresas.

Para lidar com as complexidades das leis trabalhistas e assegurar uma gestão eficiente da jornada de trabalho dos seus colaboradores, é essencial contar com ferramentas que otimizem esses processos e garantam a conformidade legal. Uma solução que pode apoiar o RH nestas questões é o Kairos, o sistema completo de controle de ponto da DIMEP.

O Kairos facilita o registro da jornada de trabalho, incluindo horas extras, faltas, férias e permite a geração de relatórios detalhados de maneira simples e segura, eliminando surpresas indesejadas no fechamento da folha de pagamento e melhorando a gestão de tempo da equipe.

Recursos da plataforma:

  • Monitoramento exato do início e término da jornada de cada colaborador.
  • Um painel de controle que destaca as ocorrências mais relevantes para a gestão da jornada de trabalho.
  • Precisão no cálculo de horas trabalhadas, garantindo uma folha de pagamento correta.
  • Exportação de relatórios de ponto, facilitando a organização e o acesso às informações.
  • Flexibilidade para cadastrar horários e escalas de trabalho adaptados aos turnos da sua empresa.

Mais de 23 mil empresas já adotaram o Kairos para otimizar a gestão de ponto e se beneficiar de uma operação mais fluida e transparente. Faça parte desse grupo e eleve o nível da gestão de RH da sua empresa.

Cadastre-se agora e aproveite um teste gratuito de 30 dias para experimentar todos os benefícios que o Kairos pode oferecer à sua empresa.