A remuneração estratégica é um modelo de compensação que, além do salário fixo, paga os colaboradores de acordo com sua contribuição para a empresa. Trata-se de uma ferramenta de gestão que tende a ser cada vez mais utilizada, uma vez que o pagamento extra se baseia nas metas e desempenho de determinado período, incentivando a motivação e a produtividade das equipes de trabalho.

Quando bem planejada, aplicada e gerida, a remuneração estratégica aumenta as chances de reter talentos na organização. Isso porque, quando são devidamente reconhecidos e remunerados de maneira proporcional ao seu desempenho e dedicação, os colaboradores se sentem reconhecidos e respeitados.

O modelo de remuneração estratégica deve ser definido pela própria empresa, de acordo com suas características, objetivos e metas. Apesar disso, a remuneração deve respeitar alguns critérios como:

– Ser realista em relação aos limites da empresa;

– Estar em sintonia com o mercado;

– Ser justo e imparcial, sempre respeitando os princípios da Responsabilidade Social e colaborando para uma sociedade mais honesta;

– Ter objetividade, utilizando parâmetros que possibilitem a influência dos colaboradores;

– Expor os critérios de avaliação e pagamento de maneira clara e transparente, para que todo o processo seja devidamente compreendido, reconhecido e passível de negociação;

– Proporcionar espaço para negociação, mas ser empreendido por diretores e gestores da empresa;

– Estar sempre atualizado, para que eventuais erros possam ser corrigidos.