Além disso, você pode usar dados de RH para identificar tendências e padrões em processos associados a pagamento de funcionários, benefícios, treinamento e outras áreas. Isso pode ajudar a fazer melhorias em praticamente todos os aspectos da gestão de capital humano, incluindo:

  • Recrutamento e Integração: Processos usados para atrair e contratar talentos.
  • Compensação e Benefícios: Métricas e atividades que abrangem todas as áreas de recompensas e reconhecimento.
  • Gestão de Desempenho e Engajamento: Mecanismos para medir e melhorar o desempenho e o compromisso dos funcionários.
  • Aprendizado e Desenvolvimento: Atividades destinadas a construir habilidades e capacidades dos funcionários.

Para aproveitar ao máximo o uso dos dados no RH, é essencial considerar as várias maneiras pelas quais essa análise pode ajudar a gerenciar sua força de trabalho. Não é necessário ter uma equipe de profissionais de análise para começar. Você pode usar imediatamente os dados de RH para identificar soluções para os desafios mais urgentes na gestão de pessoal.

Exemplos de uso dos dados no RH

1. Aprimorar processos de recrutamento e integração:

  • Use dados de rastreamento de candidatos para entender quais fontes produzem os melhores candidatos, quanto tempo leva para contratar um candidato e o custo para atrair, selecionar e integrar cada contratação.

2. Melhorar a gestão de folha de pagamento:

  • Relate despesas com folha de pagamento e acompanhe custos de horas extras por posição, departamento e localidade. Isso permite considerar mudanças de políticas para gerenciar custos trabalhistas de forma mais eficaz.

3. Otimizar a gestão de jornada e controle de ponto:

  • Utilize ferramentas de análise de dados para examinar os padrões da jornada de trabalho: verificar se os funcionários estão cumprindo o horário acordado, identificar picos de atrasos, horas extras e pausas.

4. Apoiar metas de diversidade e inclusão:

  • O uso de dados de RH pode ajudar a desenvolver uma cultura mais diversa e inclusiva, acompanhando métricas como a diversidade de novas contratações e a equidade salarial entre os funcionários.

5. Analisar benefícios para eficiência de custos:

  • Determine se os benefícios oferecidos estão atendendo efetivamente às necessidades dos funcionários e identifique áreas onde é possível cortar custos sem comprometer a competitividade e a abrangência dos benefícios.

6. Medir o sucesso das atividades de treinamento e desenvolvimento:

  • Use dados para rastrear horas de treinamento e taxas de promoção ao longo do tempo, verificando se suas iniciativas de desenvolvimento de funcionários estão funcionando e onde pode ser necessário treinamento adicional.

7. Compreender os principais fatores de engajamento:

  • Determine os níveis de engajamento dos funcionários e os fatores que podem estar contribuindo para um baixo engajamento, como resultados de pesquisas de engajamento e feedback de avaliações.

8. Utilizar feedback de desligamento para melhorar a experiência dos funcionários:

  • Utilize entrevistas de desligamento para obter feedback valioso dos funcionários que estão saindo, identificando oportunidades-chave para melhorar os processos atuais.

Ao aproveitar o poder dos dados, os profissionais de RH podem passar de reativos a proativos, de genéricos a personalizados, e de subjetivos a objetivos, conduzindo mudanças reais dentro das empresas.