A segurança nas escolas é um tema em alta. As instituições de ensino de todo o Brasil vêm buscando ações preventivas para tornar o ambiente escolar mais seguro e controlado. Compartilhamos a seguir as orientações de um especialista em segurança com o intuito de ajudar escolas, funcionários e alunos a se protegerem.

Carlos Eduardo Martins, Analista de Risco contatado pela DIMEP, listou uma série de medidas que podem aumentar o nível de segurança no ambiente escolar. Entre dicas comportamentais, indicação do uso da tecnologia e investimento em infraestrutura, o especialista destacou as principais abaixo:

1. Limitar a entrada de fornecedores

Uma das maneiras encontradas pelas escolas para controlar quem acessa o local é permitir que os fornecedores entrem no ambiente somente antes das 6h da manhã e após às 18h, quando não há mais crianças. Com isso, pessoas estranhas não têm contato com os alunos.

2. Adotar um sistema de lockdown (confinamento)

Outra dica que Carlos Eduardo deixa para as escolas é instalar um alarme sonoro para uma situação de lockdown ao se detectar a entrada de uma pessoa perigosa. Além disso, é necessário treinar o corpo de funcionários e alunos para estas situações de confinamento.

3. Criar um mecanismo de bloqueio de acesso

Complementando o ponto anterior, quando soar o alerta de invasão, é fundamental que os professores e funcionários consigam proteger a si e aos alunos dentro das salas de aula ou nos ambientes em que estiverem. Por isso, deve-se criar um mecanismo de bloqueio de acesso que será ativado por um adulto em uma situação de risco.

4. Desenvolver um canal de comunicação com as autoridades

Outro ponto destacado por Carlos Eduardo é que se deve criar um canal de comunicação direto e facilitado com o policiamento da área. Isso fará com que, em uma emergência, as viaturas policiais atendam o chamado ainda mais rápido. Afinal, nesses casos, o tempo de resposta é fundamental para salvar vidas.

5. Iniciar a abertura da escola com uma ronda

Outra medida que reforça a segurança nas escolas é a realização de um protocolo de inspeção antes do início das aulas. Nesse momento, será feita uma ronda para verificar se durante a noite houve alguma invasão ou se foi arremessado um objeto estranho pelo muro. Assim, evitamos que itens perigosos sejam encontrados e utilizados por engano pelas crianças.

Mas, além das ações comportamentais, o profissional disse que é fundamental que as escolas contem com a tecnologia para garantir a segurança de seus alunos e professores.

6. Instalar câmeras, alarmes e equipamentos de segurança perimetral

Carlos Eduardo ressaltou a importância da segurança eletrônica e indicou uma série de equipamentos a serem utilizados a fim de garantir a proteção das crianças. Segundo ele, as escolas precisam instalar câmeras de monitoramento que estejam bem posicionadas na portaria e nos pontos vulneráveis do perímetro.

Também é necessário investir em alarmes e outros recursos como cercas elétricas e concertinas nos muros. Ele ainda faz uma recomendação: os muros da escola precisam ter mais do que 2,5m de altura para dificultar uma invasão.

7. Adotar sistemas de controle de acesso

Segundo Carlos Eduardo, sistemas que podem ajudar no controle de acesso das escolas, como catracas e torniquetes, são muito importantes. A DIMEP oferece essas soluções que, inclusive, podem contar com leitores biométricos e reconhecimento facial. Assim, a identificação dos alunos, pais e professores acontece com mais agilidade e segurança.

Além disso, nas escolas que os pais entram com carros, as tags de liberação de cancelas e portões são muito importantes também. 

Por fim, Carlos Eduardo lembra que a legislação brasileira ainda não tem uma definição sobre a utilização de equipamentos como raio-x e detectores de metal nas escolas. Por isso, a princípio, elas podem adotar todas as medidas que acharem necessárias para evitar a entrada de armas, sejam elas brancas ou de fogo.

Depois de saber tudo isso, vimos que a tecnologia é uma aliada importante para controlar o acesso, evitar a entrada de pessoas perigosas, e manter a segurança das crianças e professores. As soluções oferecidas pela DIMEP podem ser um ótimo caminho e estão disponíveis para escolas de todos os portes. Então, se você precisa garantir mais proteção para a sua instituição de ensino, entre em contato agora mesmo e conheça todas as nossas soluções!