O uso da tecnologia em diferentes setores das empresas já não é uma novidade. Surgem cada vez mais ferramentas que otimizam o trabalho das equipes e beneficiam a rotina empresarial. Um software de gestão para RH, por exemplo, pode facilitar o dia a dia das empresas e trazer muitos ganhos. Por isso, listamos abaixo algumas das principais opções do mercado.

O que faz um software de gestão para RH?

Ele ajuda a automatizar tarefas manuais, com a possibilidade de armazenar as informações dos funcionários de forma organizada e criar relatórios com base em dados. Assim, o software de gestão para RH elimina o uso do papel e o risco da perda de informações.

Existem diversas opções de ferramentas no mercado, cada uma com seus diferenciais, mas podemos encontrar pontos comuns entre elas, tais como módulos para controle de tarefas e gestão de desempenho dos funcionários.

Então, ao tirar proveito das funcionalidades de uma plataforma, você pode:

  • Garantir uma melhor experiência do colaborador;
  • Promover uma comunicação interna efetiva;
  • Construir uma cultura colaborativa e de feedback contínuo;
  • Criar planos de desenvolvimento individuais e planos de carreira;
  • Diminuir a rotatividade e a perda de talentos;
  • Realizar avaliação de desempenho e gerenciar a performance.

Quais são os benefícios de um software de gestão para RH?

Toda tecnologia desenvolvida nasceu com o objetivo de facilitar a vida do homem. Os softwares de gestão para RH não fogem à regra e seus principais objetivos são reduzir o tempo gasto com tarefas manuais e organizar as atividades para otimizar a rotina de trabalho. Dessa forma, experimentamos ganhos gerais nos resultados da empresa, uma vez que os profissionais podem agir estrategicamente em outras frentes.

>>> Veja também: 10 principais indicadores de RH para uma gestão eficiente

Portanto, ao adotar uma ferramenta de gestão, você pode lidar melhor com o acúmulo de tarefas e desenvolver uma visão analítica para realizar melhorias internas, o que traz benefícios como:

  • Melhoria da performance da equipe de RH;
  • Melhoria da experiência do colaborador;
  • Melhor uso dos recursos;
  • Tomadas de decisão mais assertivas.

Quais são os principais softwares de gestão para RH?

Então agora que já mostramos o que estas ferramentas fazem e falamos sobre benefícios, chegou a hora de apresentar algumas opções do mercado. Mas, antes vale dizer que a escolha deve se basear nas características que você busca para atender as necessidades da sua empresa.

1. Sistema completo para controle de ponto

O primeiro da nossa lista não poderia ser outro que não o Kairoso sistema completo para controle de ponto da DIMEP. Esta é uma plataforma para gestão de jornada de trabalho simples e eficiente que integra software, aplicativo e relógio de ponto em tempo real. Assim, ele permite que seu RH tenha uma visão clara sobre a rotina da equipe de trabalho e possa tomar decisões baseadas em análises mais completas.

Com a plataforma, você pode gerenciar sua equipe de forma presencial ou em home office porque o sistema utiliza tecnologia em nuvem. Dessa forma, pode otimizar a gestão de pessoas e a jornada de trabalho. Hoje, mais de 23 mil empresas usam o Kairos, o que o torna o maior software de gestão de ponto do Brasil.

O Kairos, inclusive, nos ajudou a vencer o prêmio Top Of Mind de RH 2022, na categoria Controle de Frequência. Foi a 19ª conquista consecutiva da DIMEP.

2. Monday.com é um software multifunção para gestão

Monday.com é uma plataforma de gestão de trabalho que pode ser utilizada em diversas frentes. Ela permite organizar o fluxo de tarefas e integrar as equipes, além de possibilitar a personalização conforme os objetivos da empresa.

Por exemplo, com ela é possível realizar a gestão de desempenho dos funcionários e atuar no processo de recrutamento.

3. QuickBooks Time para gestão de tempo de tarefa

O QuickBooks Time é um software que permite aos funcionários controlarem o tempo de execução das suas tarefas. Dessa forma, o gestor de RH pode ter uma visão mais clara sobre o fluxo de atividades e saber quanto tempo cada funcionário leva para realizar uma tarefa. Assim, pode melhorar a rotina de cada indivíduo atribuindo o volume certo de trabalho a ele.

4. O Robbyson ajuda na gestão de pessoas e engajamento

O Robbyson é uma ferramenta para gestão de pessoas e engajamento de equipes que integra a comunicação ao painel de atividades. Ele permite que os gestores tenham uma visão do clima organizacional, pois disponibiliza um recurso de “humor do funcionário”. Assim é possível atuar pontualmente na solução de um eventual problema.

5. Bitrix para comunicação interna

A Bitrix é uma plataforma para comunicação interna de empresas que permite organizar as informações em um só lugar. Dessa forma, ele evita falhas de comunicação e mal-entendidos que nascem a partir de informações falsas ou incompreendidas.

E então, usa empresa já utiliza algum software para gestão de RH?

Se precisar de ajuda na gestão e controle de ponto, entre em contato e fale com um de nossos especialistas. Temos a solução perfeita para você!