Por esses motivos, torna-se muito importante que as empresas intervenham na saúde financeira de seus colaboradores, no intuito de reduzir os índices de estresse financeiro dos trabalhadores, para que assim não ocorram prejuízos na produtividade do negócio.

Para te ajudar na criação de estratégias que sejam capazes de reduzir os problemas financeiros dos seus funcionários, o Xerpay, em parceria com a Dimep, preparou algumas dicas.

5 dicas para reduzir os problemas financeiros dos funcionários

O estresse financeiro é capaz de afetar todos os aspectos da vida de uma pessoa, e quando esse problema chega ao ambiente de trabalho, é fundamental que a empresa esteja preparada para agir, para que os impactos pessoas do funcionário não impactem negativamente no cotidiano do negócio.

Veja a seguir 5 dicas para auxiliar os problemas financeiros dos colaboradores.

1. Tenha um programa de bem-estar financeiro

Um programa de bem-estar financeiro é uma ótima opção para que a empresa ensine um pouco sobre educação financeira para seus colaboradores, e com isso os ajude a evitar os problemas financeiros.

Diversos problemas com dinheiro acontecem por falta de conhecimento administrativo de finanças, e um programa de bem-estar financeiro pode ser capaz de oferecer dicas de investimento, uso correto e formas de construir uma reserva de emergência.

2. Ofereça bons benefícios 

Um estudo da Catho mostrou que 40% dos colaboradores apontam o pacote de benefícios como um fator fundamental para aceitarem uma proposta de trabalho. Portanto, oferecer um bom pacote de benefícios pode ser uma estratégia para contribuir com o orçamento dos funcionários, e como reflexo, reter os melhores talentos.

Empresas que oferecem benefícios trabalhistas como vale refeição, convênio médico, ajuda de custo com a internet (quando o colaborador atua em home office), dentre outros, possibilitam que os colaboradores direcionem o salário para outros fins, auxiliando que eles não sofram com problemas financeiros.

3. Seja transparente sobre a empresa 

Um clima organizacional ruim também pode gerar inseguranças financeiras, principalmente quando existem rumores sobre demissões, falência, e até mesmo promoções. 

É fundamental que a empresa tenha uma gestão baseada na empatia, sendo sempre transparente com os funcionários sobre possíveis rumos que envolvam questões financeiras da empresa, e dos colaboradores. 

4. Garanta um salário atrativo 

Salário baixo pode gerar tensão no colaborador, e essa tensão tende a refletir tanto nas questões financeiras como na produtividade.

É muito importante que a empresa mantenha os salários dos funcionários sempre atualizados e competitivos, pagando os colaboradores adequadamente por suas atividades desempenhadas.

Uma forma de avaliar se o salário oferecido está de acordo com as expectativas dos funcionários, é realizando uma pesquisa de satisfação salarial, ao menos uma vez ao ano, o resultado ajudará a empresa a identificar possíveis casos de descontentamento.

Outra alternativa é a oferta de remunerações variáveis, que podem ser um acréscimo que gratifica os colaboradores por seu desempenho, saiba mais sobre o tema no blog da Dimep no artigo “Conheça os tipos de remuneração variável e qual o melhor momento para aplica-las”

5. Salário sob demanda 

O salário sob demanda é uma forma de disponibilizar ao trabalhador aquilo que já lhe pertence. Oferecendo essa funcionalidade, a empresa possibilita que o colaborador faça o saque da sua remuneração, de forma proporcional, por meio de uma plataforma totalmente integrada ao sistema de folha da empresa. 

Segundo o PayActiv Impact Report, 2019, com o salário sob demanda a empresa: 

  • contribui para que 38% dos empregados não atrasem contas ou paguem multas;
  • permite que 31% dos colaboradores não recorram ao cheque especial ou paguem juros;
  • aumenta a retenção de talentos em 30%;
  • evita que 22% dos profissionais precisem pedir empréstimo. 

O salário sob demanda é extremamente vantajoso, e por meio desse benefício é possível aumentar a produtividade dos colaboradores, tornar a organização mais competitiva, além de tornar os problemas financeiros muito menos comuns.

Confira a importância das novas tecnologias como aliados na gestão de recursos humanos, clique aqui.

Conheça o Xerpay

O Xerpay é um plano de saúde financeira que disponibiliza para os colaboradores mais controle, organização e economia sobre seu salário.

Por meio dessa ferramenta, os funcionários têm acesso ao salário a qualquer momento, podendo receber pelos dias trabalhados, quebrando assim o ciclo tradicional de pagamento.

Uma solução perfeita para reduzir os problemas financeiros dos colaboradores, pois oferece uma forma imediata e barata para lidar com imprevistos financeiros.

Com o Xerpay você pode:

  • adiantar uma parte do salário (sem pagar juros);
  • adiantar seu 13º proporcional;
  • pagar boletos;
  • organizar suas finanças;
  • ter acesso a um programa de orientação financeira.

Tudo isso a custo zero para a sua empresa! Quer saber mais sobre o Xerpay? Fale com um especialista e comece a oferecer esse benefício.

 

Entendeu a importância de se preocupar com os problemas financeiros no trabalho dos seus colaboradores? Aproveite para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais.